'Agora é assim, de um lado a poesia, o verbo, a saudade.. '

quinta-feira, 11 de março de 2010

A Grande Tristeza

Há dois anos, entrei para o mundo da Construção Civil, com um curso que eu não dava nada e primeiramente até sentia-me envergonhada ao dizer o que estava fazendo, mas como adoro fazer coisas que não se enquadram no perfil de guria, "cai de cabeça" e fui longe, na verdade pretendo ir mais além.

Com um nome um tanto engraçado e pouco(nada) valorizado, o curso de aprendizagem industrial Pedreiro Eclético do SENAI fez de mim uma nova guria. Outra visão do mundo me foi mostrada. Após 1 ano de curso, entre a grande turma de 8 pessoas (onde 6 eram gurias), fui convidada pelo meu professor e grande mestre [Tio Jonny para os intimos] a participar da Olimpíada do Conhecimento do SENAI 2009 - Etapa Estadual SP - na modalidade Construção em Alvenaria, como disse antes "adoro fazer coisas que não se enquadram no perfil de guria" e novamente "cai de cabeça".

Durante 8 meses tive que conciliar 1º ano de faculdade de Engenharia Civil[que escolhi através do curso] com trabalho. Foi quando graças ao curso também, fui convidada mais uma vez pelo Tio Jonny, a fazer uma coisa totalmente fora dos padrões.. Dar aula de pedreiro assentador para uma turma de pessoas de meia idade e de baixa renda de uma cidadezinha vizinha, o que eu fiz?! Antes mesmo de pensar já havia respondido, o SIM mais empolgado depois do sim da Olimpiada..ahaha ´

Após pouco tempo de formada Pedreira Eclética, me tornei competidora da Olimpiada do Conhecimento(o que 90% dos alunos do SENAI também gostaria de ser), Instrutora de aprendizagem continuada nos cursos de Pedreiro Assentador e Pedreiro Revestidor e estudante de Engenharia Civil, tudo isso com apenas 18 anos. Assim passei 2009 na faculdade, pelas manhãs estudando, as tardes trabalhando pela faculdade como monitora técnica no Laboratório de Ensaios de Materiais e as noites dando aula no canteiro escola da faculdade, e os finais de semana no canteiro treinando para a Olimpiada.

Foi desse jeito que aprendi a dar valor a uma das profissões menos valorizadas, essa que seria a base da minha vida profissional, aquela que eu gostaria tanto a ponto de me dedicar fielmente sem me importar em perder finais de semana, férias, festas, a diversão da adolescência e até mesmo por vezes deixar de lado os estudos.

Enfim, o tão esperado momento chegou, 7 de novembro de 2009, 11h da manhã a delegação de Sorocaba embarcava no ônibus com destino a capital, para participar da Olimpiada do Conhecimento. Os dias que se seguiram foram de pura ansiedade, nervosismo, adrenalina, cansaço, medo, felicidade, tristeza.. sentia-se tudo ao mesmo tempo. Amanhece dia 12, o ultimo da competição, o momento de dar os ultimos retoques e acabar a tarefa 100%. Eram 2 projetos de parede(uma com tijolo laminado a vista, e a outra de blocos de concreto) e 1 projeto de piso decorativo(com tijolo laminado e piso intertravado), dos 3 consegui finalizar 2, deixando o piso ±70 feito. Acabada a prova, desabei em choro e abracei minha amiga e também concorrente, agora era só esperar a avaliação e saber o resultado no dia 14.

Após uma noite mal dormida, é chegada a hora e finalmente saberei o tão esperado resultado. Chegando no local do encerramento, a emoção contagia e aquele nó na garganta e o frio na barriga me invadem. Toni Garrido faz a abertura cantando Girassol, e nos deixa para saber o resultado com Pescador de Ilusões.

" - Nesta semana, os alunos dessa modalidade, passaram literalmente construindo..
- Modalidade Construção em Alvenaria, 3º colocado... Seenaai [...]
- 2º colocado... Seeenaii.. Dr. Gaspar Ricardo Júnior, [nossa delegação toda abraçada começa a gritar e comemorar...]

Eu não sabia o que fazer, parecia que o chão tinha sumido, não sabia se ria ou chorava, se abraçava a gurizada, ou em especial minha concorrente e amiga. Começaram me empurrar para que eu fosse logo ao podium, e fui, levando minha amiga comigo pois treinamos juntas e competimos juntas, infelizmente não subimos ao podium fisicamente juntas, mas ela estava presente em meu pensamento assim como todos os outros da delegação.

Em meio a alegria de ter ganho, a vontade de ter feito mais! Mas eu sou a vice-campeã estadual , e minha jornada não acabou aqui. Exatamente 1 mês após a OC, o primeiro desempate entre Ouro e Prata e o inicio do vazio. Passei mais uma semana na capital, competindo com o guri que havia ganho. Consegui terminar os mesmos 3 projetos da OC, resultado: 2ª colocada denovo.. 1x0 para o guri.

Com tal resultado, ouvi reclamações de que não estava me esforçando, de que não iria desbancar o ouro, que isso não era coisa de guria, entre outras coisas. Admito que fiquei super abalada mas, se queriam que eu desistisse de birra eu não iria, até porque DESISTIR é uma palavra que não existe no meu dicionário e fui em frente. Sai do emprego da faculdade, as aulas só iriam começar em março, portanto eu tinha o dia todo livre. 2010 começou com tudo pra mim, treinava das 7h as 22h..23h, todos os dias(tirando o domingo para ficar com a família)e foi assim até 26 de Janeiro. No dia seguinte, iniciava-se o segundo desempate.

Confiante e com a certeza de que estaria fazendo o melhor, comecei minhas tarefas, dessa vez os projetos eram possiveis provas da fase nacional(que está acontecendo essa semana no RJ, com estudantes de todo país e também países vizinhos), maiores e mais dificeis. Dizem que escesso de confiança é um enviesamento que leva as pessoas a sobreestimar o seu conhecimento, e foi esse o meu maior erro, achar que eu podia tudo..
dos 3 projetos, finalizei 1 e praticamente 80% do segundo, e o guri finalizou 2 e 50% do ultimo, resultado: segundo lugar novamente.. 2x0 para o guri.

Muitos podem me achar fraca, dizer que nao me esforcei o suficiente, ou mesmo falar que "esse trabalho é pesado para mim", mas gostaria que todos valorizassem o que eu fiz e o que eu sou!

5 comentários:

  1. mas há males que vem para o bem, Deus sabe o que faz, fique tranquila.

    ResponderExcluir
  2. Ah Do Fundo Do Coração.. Tive a maior honra do mundo em ter conhecido essa "guria".. Alegre, Feliz, "chata", Folgada.. Enfim. Menina de Defeitos e qualidades.. Mas hj irei falar apenas das qualidades.. Até pkÊ defeitos dela eu nem sei se conheço :P
    Ariádine C. Marca.. Tenho o maior prazer e falo isso com todo o orgulho do mundo.. Para mim você vai ser sempre a Campeã..! Batalhou muito para chegar onde chegou.. E isso não eh qualquer pessoa que faz não.. Tanto Homem. Quanto Mulher..! Infelizmente o Ouro não saiu.. Mas de qlqr forma.. VocÊ vale muito mais do que Ouro ou qlqr outra coisa.. Você tem o que muitos gostariam de ter.. Coragem.. Ser uma Pessoa Aplicada e qndo pega para fazer algo faz com a maior paixão do mundo..!
    Só gostaria de agradecer pelo ano perfeito que estive ao lado de você e da turma no melhor curso da minha vida..!
    Orgulho..? Felicidade..? Não.. O que eu sinto em todos os momentos que lembro de você eh muito maior do que qualquer Coisa..
    Parabéns MENINA VENCEDORA..
    Desejo tudo do mais perfeito para você..

    ps.: Emocionante o que você escreveu ? Não.. Achei muito mais perfeito e com isso não achei palavras para descrever..! ^.^

    ResponderExcluir
  3. Lembro de um momento muito Legal..!
    Fui para o Estágio com a Camisa do CURSO DO SENAI..!!

    Muitos me Perguntaram sobre o Curso.. E sobre a quantidade de meninas..!
    Acho que eu nunca elogiei tanto algm como elogiei as meninas do Curso.
    Aí me perguntaram de uma certa menina.. Uma que segundo eles tinha um nome diferente (Eu gosto do seu nome).
    Não sei bem o pkê perguntaram justo dela.. Mas nossa.. O Orgulho que eu senti.. e as palavras que eu disse quando questionado sobre essa menina fizeram "cair lágrimas".. Pode parecer mentira ou Brincadeira.. Mas mew.. Nunca imaginei que eu poderia me emocionar falando de uma pessoa que não eh da minha Família.. É até certo ponto ela eh da minha família.. Uma Família ESPECIAL.. a Família T1P/T2P..!
    Perguntaram se eu gostava dessa Menina.. O que eu sentia por essa menina.. Respondi totalmente feliz que o que eu sinto por ela era maior do que Orgulho.. E que eu só teria que Agradecer.. e Agradecer muito por ter encontrado ela.. (Não só ela mas estou falando dela em Especial :P)
    Ainda escuto muito sobre essa Menina lá.. E a cada palavra.. Cada vez que eu escuto esse nome eu não sei bem o pkê. Mas fico muito Feliz em lembrar dela.. Das Brigas (o que mais acontecia), Dos Momentos Engraçados, Do Prejuízo com os Livros (Acho que eu nunca dei algo que me fizesse mais feliz).. DO MEU CONE. (Rs')..
    Enfim dos momentos ESPECIAIS que ficaram para sempre na cabeça e no coração..!
    Obrigado Por tudo menina Briguenta.. Obrigado por cada palavra.. Cada Risada e Obrigado pela FELICIDADE..
    E me desculpe por qlqr coisa que eu tenha feito.. Pois sei que fiz coisas que eu me arrependo.. Mas de qualquer forma.. Você vai ser sempre a "MENINA DE OURO". A Menina que vale mais do que Ouro..!

    Abraço Adi..!

    ResponderExcluir
  4. Adi te conheci a pouco tempo, mas peguei uma empatia enorme por ti, uma aproximação muito rápida!
    Lendo seu post lembrei de um texto do Pedro Bial numa eliminação do BBB9, acredito que ele te descreveu pessoalemte naquele dia, veja o porque:
    Hoje eu (RODRIGO) te comparo com uma SUMAÚMA, em outra palavras, é uma árvore EXTRAORDINÁRIA, com quase 70m de altura(aprox. 20 andares) e sabe porque ela cresce tanto assim? É pra alcançar a LUZ do SOL e ficar REINANDO lá de cima sobre a floresta AMAZÔNICA!
    Sabe, às sombras da sumaúma crescem as plantas que se adaptam à sombra; e quando morre uma sumaúma, quando tomba a grande árvore, as plantinhas de sombra MORREM com a luz do sol que banha a novíssima clareira da floresta!
    Pois bem Adi, nunca deixei sua GRANDE árvore tombar, nunca deixe abrir essa clareira ao seu redor; pois assim, as plantnhas que te rodeiam, teus amigos e companheiros, morrerão sem tua presença e proteção! Nunca desista, JAMAIS! Sempre mantenha essa grande força que tens de pé!
    Conta sempre comigo ;)
    Beijoo...Roo

    ResponderExcluir
  5. O que falar deste momento em que vivemos juntos e nos conhecemos... nem gosto mto de falar, vc sabe o pq..mas vamos lah.
    Eu te vi sair ruiva da competição, de tanto duro que tu deu.. te vi desabar em lagrimas qndo td parecia ir por água abaixo (eu sei o q é, vivi em pessoa este sentimento, só que cmgo foi), e a unica ajuda que pude dar foi um abraço (o primeiro).. e msm assim vc nao desistiu se superou, assim como no desempate ( eu presenciei td).. e qndo te vi nakele pódio parecia que só tinha vc nele, mais ngm.. foi uma felicidade imensa te ver com a medalha de prata ( que vale ouro) no pescoço, e pra mim jah tinha valido akela olimpiada, e que se pudesse daria a minha para que a tua ficasse dourado.. nakela semana aprendi a te admirar, e aprendi a gostar de ti.. e se esse texto fosse meu seria ' A Grande Felicidade' que foi de ter ti conhecido..
    Amo vc, meu amor!..=]

    ResponderExcluir